Translate

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pais e Educadores, observem a avaliação do Lulu


No programa The Voice Brasil do dia 04.11.2012 (Rede Globo de Televisão) ocorreu à batalha entre Diego Azevedo e Patrícia Rezende (time do Lulu Santos) onde a cantora esqueceu uma parte da música A Cura (composição de Lulu Santos) e durante a apresentação dos dois foram publicados alguns comentários negativos enviados por telespectadores a respeito do erro da Patrícia, o que nos mostra o quanto é dado ênfase ao erro, fazendo com que as pessoas esquecessem as qualidades vocais da cantora, no entanto o Lulu fez ao contrário. Ele viu as diversas qualidades que não podiam ser superadas pelo único erro.

Sem dúvidas o Lulu tem muita personalidade e tem uma qualidade que falta a muitos instrutores, orientadores e professores, a de conhecer o seu pupilo, suas qualidades e entender que erros podem ocorrer e que isso não é motivo pra reprová-los de imediato e nem para desmotivá-los a seguirem adiante naquilo que sabem fazer muito bem.

Pode parecer difícil de entender porque a cultura do erro está impregnada no Brasil, mas eu vou exemplificar pra ficar mais fácil. Quando eu estudava nível médio eu fui chamado pelo professor para receber a minha avaliação de matemática, só que antes de entregá-la ele olhou para mim e perguntou:

- Qual a raiz quadrada de 144 (era o cálculo que eu tinha errado)?
- 12. Respondi de forma imediata, não deu nem tempo de piscar o olho.

Daí ele colocou um “C” em uma questão, colocou a nota (que estava em branco) me entregou o exame e disse:

- Da próxima vez preste mais atenção e não deixe que ninguém lhe atrapalhe no momento na prova. Eu tinha certeza que você sabia a resposta, só não entendi porque tinha errado.

Percebeu a diferença? Ele não colocou um “errado” porque conhecia as qualidades do aluno e não deixou que um pequeno erro, no último cálculo, da última linha da questão colocasse tudo a perder. Na época eu era apenas um adolescente e era um momento oportuno para que os mestres me pudessem orientar corretamente para o caminho da maturidade e da vida adulta.

O que eu aprendi? A me concentrar mais no que estou fazendo e não me deixar atrapalhar, uma vez que um pequeno detalhe pode pôr todo um trabalho duro a ser perdido. E se ele tivesse colocado errado? Bem, talvez eu pensasse que “Isso é um porra mesmo! Errei porque o infeliz que estava na cadeira ao lado não tinha estudado e ficava querendo ver o resultado da questão para copiar!! Ele que se lasque da próxima vez!!!” E talvez ainda pudesse ficar nervoso nas próximas avaliações.

Pense bem, seu filho pode errar, mas quando isso acontecer com uma coisa que ele já saiba fazer muito bem, lembre-se que todas as suas brilhantes qualidades são capazes de clarear essa pequena sombra do erro.

Parabéns ao Lulu Santos que soube reconhecer um talento no seu time e que não deixou que a pequena sombra fosse maior que a luz da qualidade.

Que a paz esteja sempre com você!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim ajude-nos a manter este blog. Faça críticas, elogios ou dê sugestões.

Que a paz esteja sempre com você!!