Translate

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Por aliança ou por contrato?

Em um dos programa Consultório de Família (TV Novo Tempo) do mês de setembro foi colocado um tema muito interessante. Em resumo (para não me estender muito) foi dito que um casal nunca está casado e sim EM casamento, ou, em outras palavras, que o casamento é um processo sem fim onde cada um cede um pouco e aprende muito a cada dia que passa (até o fim da vida). O problema estaria em muitos casais que, infelizmente, não consideram tal construção e lidam apenas com o casamento como um ritual de passagem onde o processo estaria encerrado na festa/cerimônia religiosa/cartório.

Nesse sentido a primeira forma seria um casamento feito por uma aliança onde cada um entende os defeitos e admira a qualidade do outro e até contorna pequenos erros cometidos (é uma trilha), já no segundo caso é um casamento por contrato. E o que caracteriza esse contrato? Bem, em um contrato não há construção contínua, apenas duas partes “assinam um documento” onde tudo é desfeito quando a outra parte pisa fora da linha (é um trilho), daí a razão das brigas, desavenças e separação uma vez que há enfoque demasiado no erro/defeito do outro.

Interessante é que nas relações de trabalho e de amizade a mesma situação acontece, por isso faça uma reflexão e se pergunte se as suas relações de amizade, trabalho e amorosa são por aliança ou por contrato. Pode ser que você se surpreenda com o que vai descobrir.


Que a paz esteja sempre com você!

Um comentário:

Deixe seu comentário e assim ajude-nos a manter este blog. Faça críticas, elogios ou dê sugestões.

Que a paz esteja sempre com você!!