Translate

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

E se Brancos e Nulos se Coligassem?



Este mês foi realizado o 1º turno das eleições 2012 para prefeito e vereadores de todo o país. No Brasil essa democracia eleitoral significa que se você não gostar de nenhum candidato o problema é seu, sua obrigação é votar assim mesmo ou do contrário não terá acesso a alguns direitos civis.

Vou citar a cidade de Salvador, capital do estado onde está localizada a cidade de Paulo Afonso para que se possa entender o reboliço que essa obrigação causa na cidade.

No primeiro turno das eleições na capital baiana para prefeito houve 141.443 votos nulos e 72.972 votos brancos que, somados, resultam em 214.415 votos. Trocando em miúdos se nulo fosse um candidato ele seria o terceiro colocado e sem fazer nenhum tipo de campanha, sem gastar nenhum dinheiro, sem sujar as ruas... E caso ele fizesse coligação com o candidato branco ele aumentaria ainda mais a distância para o que viria a ser o quarto colocado, que obteve 121.894 votos. Agora imagina o que a coligação Branco/Nulo não conseguiria com uma campanha bem feita e tendo direito aos debates da rádio e TV?

É de se perceber que esse quantitativo de eleitores, que é superior a população de muitas cidades brasileiras está indo votar pela obrigação democrática, causando assim mais filas nas seções, mais trabalho para os mesários e incentivando a boca de urna, uma vez que qualquer partido é conhecedor dessa enorme quantidade de eleitores que não escolheram um candidato e que, por isso, podem de última hora mudar de opinião e votar em alguém.

Caso o voto fosse facultativo a população teria o direito de votar, e não uma obrigação que faz com que centenas de milhares de pessoas compareçam para teclar branco ou uma seqüência de números inexistentes para no fim desse trabalho... Não servir de nada, pois o que serve são os votos válidos. Aproveite depois e veja na página do TRE quantos fizeram isso na sua cidade.

O segundo turno vem aí e teremos então mais uma votação. Deus nos ajude para que ninguém escorregue nos santinhos jogados pelas ruas e... Viva a “democracia”!

Que a paz esteja sempre com você!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e assim ajude-nos a manter este blog. Faça críticas, elogios ou dê sugestões.

Que a paz esteja sempre com você!!